Fonte: Youtube |
1 - A série
Sendo a segunda de uma trilogia, Lion Man Laranja foi lançada em 1973, substituindo Lion Man Branco. Igual a primeira, a história se baseia em um drama de época sobre samurais, mas com um toque steampunk e influências de Western.
No Brasil, o seriado foi exibido em 1989, junto com Jiraya, Jaspion e Changeman, e teve seus 25 episódios dublados - enquanto a primeira foi exibida como continuação e só teve 12 capítulos dublados.
A Top Tape trouxe a série por motivos contratuais, que exigiam a exibição de um novo tokusatsu para terras brasileiras. Pelo menos, a repercussão foi boa o suficiente para tentarem trazer a antecessora.
Dessa vez, acompanhamos Dan Shimaru (que é o mesmo ator inclusive) percorrendo o Japão Feudal, procurando vingança contra a família de Mantor, pelo assassinato de seu irmão. Ele se Transforma devido a um foguete que o faz decolar até o céu, onde a transformação acontece.
3 - Mantor do Diabo
A família de mantor é composto por um exército de ninjas rastejantes (que não se rastejam, ok?!) e uma tropa de monstros humanos liderados pelo general Agdar (um vilão tão paraplégico quanto o professor Xavier). O Mestre desse império é o Mantor do Diabo, uma cara esculpida no chão de uma caverna, que aliás, lembra muito uma bolacha traquinas.
3 - Mantor do Diabo
Fonte:Cultura Pop A Rigor |
4- -Os inúteis Os coadjuvantes
No caminho, Dan Shimaru encontra aliados, como a jovem Shinobu (que é equivalente a Saori do Kaiketsu Lion Maru, mas só que inútil) e o irmão dela, Sankiti (o que o Kosuke tinha de útil, esse moleque tem de inútil, e ainda por cima, tem medo de caracóis). Ambos viajam para encontrar o pai, mas não fazem a menor idéia de onde possa estar.
5 - Invencivel Jaguar
Fonte: Cultura Pop A Rigor |
Claro que no drama de época não poderia faltar o rival. Aqui temos Yoba, o Jaguar. Ele é um "mercenário" (cobra por tudo poxa) e possui a mesma técnica de transfiguração de Lion Man, só querendo derrotar Shimaru. Claro que depois ele viram amiguinhos, só que tão instantaneamente quanto Miojo. Acaba morrendo por negligência na metade da série.
6 - A volta dos que não foram
No mesmo episódio da morte de Yoba, surge um velho conhecido dos fãs, o Joe Tiger. Ao contrário do primeiro, esse é um cara arrogante que só bota defeito no Shimaru, se autodeclarando seu tutor. Ta bom, eu estou exagerando um pouco, mas esse é um dos personagens mais chatos e apagados da série.
7 - Nijino Nanairo
Enquanto erraram nos anti-heróis, eles souberam fazer um sidekick legal com Nijino. Ele é um ninja de Koga, e serve como um alivio cômico. Com o tempo ele se mostrou mais útil ao herói do que todos os outros dois juntos. Infelizmente, ele morre no penúltimo episódio, sendo lançado de um canhão. Uma maneira toscamente heroica.
8 - Troca de dubladores
Fonte: @Nelson_Machado |
No inicio da série, Shishimaru era dublado por Nelson Machado (o dublador do Kiko), que depois do episódio 9 foi substituído por Leonardo Camilo (o Ikki de Fênix). Surgiu um rumor de que isso teria acontecido porque o próprio Nelson não queria dublar um cara vestido de leão. Porém, a mudança ocorreu por causa de desentendimentos do dublador com o estúdio, que retornou para dublar Nijino a partir do episódio 17.
9 - Kaiketsu Lion Maru
No episodio 9, lion Man quase é morto por ter ingerido um veneno. Prestes a ser executado, o Lion Man branco reaparece montado no Hikari Maru para salvar seu colega e lhe entregar uma nova espada (ao som de Kaze Yo Hikari Yo).
10 - O nome da série
A série foi chamada de "Fuun Lion Man" ou "Tempestuoso Lion Man", cujo o primeiro nome se escreve com a junção dos kanjis de vento (風) e nuvens (雲), que podem significar tempestade, elementos, clima, entre outras interpretações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário